Encontro de maio reflete sobre o Docat

Reunidos na sede da MI em São Bernardo do Campo-SP, os jovens da MI refletiram no encontro deste mês (07/05)  sobre o DOCAT.

Jovens MI com frei Sebastião

O encontro começou com a oração do Salmo 8, onde o salmista pergunta: "Senhor, que é o homem, para dele assim vos lembrardes e o tratardes com tanto carinho?". 


A oração foi concluída com um trecho do filme Karol: O homem que se tornou Papa, onde uma jovem vendo as ações Gestapo relatava: "Quando o mal só é imaginado pode-se conviver com ele, mas quando se manifesta diante de seus olhos não há escapatória".

E qual é o nosso papel perante essa sociedade que tem em si um mal nem sempre velado? Como podemos nos formar para lutar contra isso?

Com as encíclicas, documentos, catequeses, formações... O último livro com enfoque na formação da juventude lançado na JMJ 2016 foi o Docat que trata a Doutrina Social da Igreja com perguntas e respostas (mesmo formato do Youcat). O nome vem do verbo em inglês To Do que significa fazer. O papa nos convida a colocarmo-nos em movimento. "O mundo só mudará quando homens com Jesus se entregarem por ele, com ele forem para as periferias e para o meio da miséria [...]Todos vós sois a Igreja. Trabalhai para que esta Igreja se transforme", nos diz o papa em sua provocação escrita no prefácio do livro.

Os jovens que estiveram em Aparecida no último final de semana de abril partilharam sobre a Romaria da Juventude e o conhecimento do documento que foi apresentado durante as tendas.

O frei Sebastião, que fez uma visita no final do encontro, reforçou que "a MI é a casa de vocês" e convocou os jovens a serem protagonistas na evangelização de outros jovens.

O encontro encerrou-se com a celebração da santa missa transmitida pela RIC 1490 AM.

O próximo será no dia 11/06. Esperamos por você!
Proxima
Esta é a mais nova página atual
Anterior
Proxima »
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário