Já está pronto?! Então #PartiuCracóvia!!!

Confira a programação para a JMJ 2016 \o/


O programa da Jornada Mundial da Juventude inclui vários dias de Eventos Principais com o Santo Padre, bem como eventos culturais e espirituais tais como liturgias, catequeses, concertos, performances e encontros com as comunidades notáveis e movimentos religiosos do mundo inteiro.
ATOS CENTRAIS
Os Atos Centrais são os principais e os mais importantes encontros da Jornada Mundial da Juventude, durante os quais os jovens peregrinos celebram juntos uma grande festa da fé.
Missa de Abertura (terça, 26.07)
Este tempo particular será iniciado com a Missa de Abertura celebrada pelo bispo local. Desse modo destaca-se o caráter internacional do evento e, ao mesmo tempo, apresenta-se o país anfitrião, quer dizer, o país que acolhe os jovens de todo o mundo. Incita-se também os indecisos para que participem na JMJ. Em Cracóvia, a Missa de Abertura da JMJ Cracóvia 2016 acontecerá na terça-feira, dia 26 de julho de 2016, à tarde.
Cerimônia de Boas Vindas, (quinta, 28.07)
Um dos momentos mais importantes é o primeiro encontro com o Santo Padre, a Cerimônia de Boas Vindas, que é um tempo de alegria extraordinária devido à presença do Vigário de Cristo, e da oração com Ele. Será um encontro com a Palavra de Deus e com o primeiro discurso do Santo Padre. A Cerimônia tem um caráter internacional. Durante a JMJ em Cracóvia o primeiro encontro com o Papa Francisco será na quinta-feira, dia 28 de julho. As Boas Vindas ao Papa sempre mobilizam os jovens do país organizador para participarem no evento.
Via Sacra (sexta, 29.07)
No decorrer dos Atos Centrais na sexta-feira realiza-se a Via Sacra, que mostra a dimensão penitencial da JMJ. A Cruz da JMJ é geralmente carregada em procissão em que os jovens seguem o percurso previamente definido, dando testemunho da sua fé (às vezes a Via Sacra realiza-se ao mesmo tempo em vários lugares da cidade). Os jovens de todo o mundo encontrar-se-ão com Cristo crucificado em Cracóvia e participarão nesta devoção em 29 de julho de 2016.
Vigília com o Santo Padre (sábado, 30.07)
O momento mais íntimo dos Atos Centrais é a Vigília com o Santo Padre. É um tempo muito intenso de oração e de encontro com Jesus Cristo, cheio de reflexão, mas também de alegria. Dessa maneira é sublinhado o caráter juvenil da JMJ. Os participantes do encontro em Cracóvia, juntamente com o Santo Padre, rezarão diante do Santíssimo Sacramento no sábado à noite, dia 30 de julho de 2016.
Missa Final (domingo, 31.07)
31 de julho de 2016 será o dia do último acontecimento previsto: a Missa Final celebrada pelo Papa. É um sumário solene da JMJ – o ponto culminante de todos os encontros. Nesta eucaristia o Papa “envia os jovens a todos os cantos do mundo”. No fim, durante a oração do Angelus Domini, o Santo Padre anuncia tradicionalmente a próxima sede e a data da JMJ.
OS DEMAIS ATOS
Catequeses (quarta, quinta e sexta)
As catequeses são ministradas em diferentes idiomas por bispos de todo o mundo. Seu objetivo é introduzir os peregrinos na mensagem da bem-aventurança “Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericordia” (Mt 5,7) elegida pelo Santo Padre como tema da XXXI Jornada Mundial da Juventude Cracóvia 2016. As catequeses serão em toda a cidade, tanto nas Igrejas como em outros lugares, para que todos os jovens possam participar.
Durante as catequeses, os sacerdotes ajudarão os jovens a entender o sentido do sacramento da penitência e da reconciliação. Além disso, os participantes podem confessar-se nestes dias pela manhã. Todas as catequeses terminam com a Eucaristía.
Festival da Juventude (terça, quarta, quinta e sexta)
Este programa religioso, artístico-cultural que se realiza nas tardes e noites dos três dias de catequeses, salvo o tempo destinado aos Atos Centrais. Durante o Festival da Juventude todos podem participar em várias iniciativas gratuitas de caráter artístico, religioso e espiritual: diversos shows, exibições, oficinas, eventos esportivos, teatrais etc. O Festival da Juventude é uma proposta preparada pelos peregrinos e para os peregrinos: todos tem a oportunidade de participar nestes festivais não somente como espectadores, mas também como artistas ou organizadores.
Numerosas comunidades, assembleias e movimentos religiosos cuidam do aspecto espiritual do Festival da Juventude durante a Jornada Mundial da Juventude. No ano de 2016 as Igrejas de Cracóvia e das cidades vizinhas, praças, parques e jardins, estádios e campos esportivos se convertem em lugares de encontros de oração e evangelização de grupos procedentes da Polônia e do mundo inteiro.
Centro das Vocações (terça, quarta, quinta e sexta)
O Centro das Vocações serve como ocasião para apresentar os carismas e atividades das congregações religiosas, escolas e universidades católicas, editoras religiosas, organizações missionárias, movimentos e comunidades locais e internacionais.
Seu objetivo é mostrar aos jovens que há diversos caminhos para realizar a vocação dentro da Igreja e desta forma anima-os a buscar a resposta da pergunta que Deus espera de cada um de nós. Além disso, o Centro das Vocações oferece a possibilidade de chegar a conhecer a riqueza espiritual da Igreja.
Encontro dos voluntários com o Papa (domingo)
Ao final de toda Jornada Mundial da Juventude, antes de sair do país anfitrião, o Santo Padre se reúne com as pessoas que possibilitaram a organização da JMJ. No domingo à tarde, o Papa Francisco agradecerá aos milhares de voluntários do mundo inteiro por seu fiel serviço, premiando com a sua presença todo trabalho dos últimos dias.
Por JMJ 2016
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário