Deixemo-nos olhar por Jesus para mudar o coração

No início do Evangelho de João, André vai ter com o seu irmão Pedro e diz-lhe: “Encontramos o Messias!” – há um olhar de entusiasmo. “Tu és Simão e chamar-te-ás Pedro.” É o primeiro olhar que gera o entusiasmo de Pedro.


Depois, dirigindo nosso olhar para a noite de quinta feira, temos a cena de quando Pedro renega Jesus três vezes: “Perdeu tudo. Perdeu o seu amor” e quando o Senhor cruza o seu olhar, Pedro chora amargamente.



“O Evangelho de Lucas diz: ‘E Pedro chorou amargamente’. Aquele entusiasmo de seguir Jesus tornou-se choro, porque ele pecou: ele renegou Jesus. Aquele olhar muda o coração de Pedro, mais do que antes. A primeira mudança é a troca de nome e também de vocação. Este segundo olhar é um olhar que transforma o coração e é uma mudança de conversão ao amor”.



O terceiro olhar de Jesus é o olhar da missão quando Jesus pede a Pedro a manifestação do seu amor e lhe confirma a sua missão: “apascenta as minhas ovelhas”.



“Entristecido porque pela terceira vez lhe perguntava ‘Tu amas-me?’”. E ele diz: ‘Mas, Senhor, tu sabes tudo. Tu sabes que eu te amo’. Jesus respondeu-lhe: ‘Apascenta as minhas ovelhas’. Este é o terceiro olhar, o olhar da missão. O primeiro, o olhar da eleição, com o entusiasmo de seguir Jesus; o segundo, o olhar de arrependimento no momento daquele pecado tão grave de ter negado Jesus; o terceiro olhar é o olhar da missão: ‘Apascenta as minhas ovelhas’; 'Cuida das minhas ovelhas'; ‘Apascenta as minhas ovelhas’.O Papa Francisco concluiu a sua homilia propondo que cada um de nós se ponha esta questão e reflita: qual é o olhar de Jesus sobre mim? 


Fonte: RS




Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário