Novos mílites juvenis dão o primeiro passo rumo à consagração

Nos últimos dias 10 e 11 de março, os Jovens da Milícia da Imaculada realizaram o primeiro Retiro Aberto de 2012 com o tema: “Há uma escolha, um desafio... Deus espera por você!”. O objetivo deste encontro é formar mais almas para integrar o exército consagrado à Maria Santíssima no carisma da MI.

No último sábado, a Missionária Laida Nuñez conversou com os jovens a respeito da santidade. Muitas vezes temos ideias muito distantes daquilo que o Nosso Pai realmente quer dizer com essa palavra-chave no mundo cristão... Por isso é essencial que o significado tão belo da ‘santidade’ não seja distorcido e nem faça com que nos afastemos do sonho divino planejado para a humanidade.

Para o JMI Diego Lima, ser santo está ligado a viver intensamente a consagração. “Conseguimos descobrir que, na verdade, para sermos santos não é necessário usar roupas compridas ou rezar o tempo todo, mas sim consagrar-se a Mãe Imaculada e deixar-se guiar por Ela, dedicando tudo que falamos, fazemos e pensamos a Ela!”, explica.

Após a palestra da Missionária Laida, houve o momento de ‘deserto’: um espaço para a reflexão orante sobre o que foi ensinado. Mais tarde os JMI assistiram a um filme com uma mensagem adequada ao retiro, e foi nessa parte do encontro que as coisas fugiram da programação original para dar lugar à providência divina.

“Depois de tanto trabalho com o filme no sábado, percebemos que realmente o filme ‘O Presente’ não era para ser passado naquele momento, pois fui testar o filme em casa e surpresa... ele funcionou. O filme ‘Poder Além da Vida’ [assistido no encontro] tinha muito mais a ver com o que estávamos vivendo em nosso retiro! É... tem coisas inexplicáveis que nos acontecem, mas Deus sempre tem um propósito para a gente!”, conta a JMI Juliene Barros.

No final do primeiro dia, Frei Sebastião se aproximou dos jovens para um ‘bate-papo’ sobre Nossa Senhora e a Igreja, tirando dúvidas e preparando a todos para o dia seguinte.

No domingo, depois da animação do Ministério Face de Maria (música) e do Ministério Dance Kolbe, havia chegado a hora de conhecer o Santo fundador da Milícia da Imaculada, São Maximiliano Kolbe. Essa parte especial do evento contou com a atuação do Grupo Teatral dos JMI que preparou um monólogo com o Missionário Carlos Wilker. “O olhar emocionado dos jovens ao ver a história de São Maximiliano Kolbe foi uma das coisas marcantes nesse retiro!”, diz Diego Lima.

Pouco antes do meio-dia, uma gincana movimentou a todos com descontração, brincadeiras e danças. No final da tarde, houve oficinas de música, comunicação, teatro e liturgia. Os jovens se dividiram em quatro grupos e se revezaram pelas oficinas aprendendo um pouco mais sobre algumas de nossas atividades na MI.

Para finalizar com a benção de Deus e o sacramento mais significativo de nossa fé, tivemos a Santa Missa presidida pelo Frei Sebastião, que nos motivou na perseverança, no amor a Deus e a Nossa Senhora, e nos enviou com a missão de prosseguirmos firmes no objetivo da Milícia: “conquistar o mundo inteiro a Cristo sob a proteção e a mediação da Imaculada”.


Palavras dos JMI e Missionários

“Que este retiro seja um começo de uma belíssima jornada para os novos... Que seja um reforço na jornada dos antigos e que todos sintam a união que a Mãe faz.
Não pude estar no retiro como tinha previsto, mas estou coladinho com cada um! Somos uma família e como matriarca nossa mãe Maria! Viva J.M.I. e Salve Maria Imaculada!” – Lucas Bertucci

“Quero parabenizar os animadores do retiro: Laryssa França e Diego Lima, a equipe de música, cozinha, acolhida, organizadores das oficinas, enfim todos os jovens envolvidos na equipem de trabalho para o bom êxito do retiro. Parabéns também aos jovens que assumiram este DESAFIO, fizeram uma ESCOLHA e responderam aquele que ESPERA UMA RESPOSTA.” – Missionário Carlos Wilker

“Gente, meus parabéns para todos. Sinto que cada vez mais estamos crescendo, isto é muito bom. Glória a Imaculada que dirige os nossos passos. Todos fizeram um bom trabalho. Obrigada.” – Missionária Laida Nuñez

“Muito bom! Sem explicações... Fim de Semana MARAVILHOSO!” – Viviane Caroline Leite


Obs.: Estas são algumas das observações sobre o nosso retiro. Quer deixar a sua aqui? Comente! Este é o seu espaço, jovem!
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário