A Imaculada Conceição de Maria



Neste mês de dezembro a Igreja celebra a festa da Imaculada Conceição, a Mãe de Deus, instituído no dia 08 de dezembro de 1854 pelo Papa Pio IX que proclamou esse admirável dogma da fé católica, o qual confessa: “A beatíssima Virgem Maria, no primeiro instante de sua Conceição, por singular graça e privilégio de Deus Onipotente, em vista dos méritos de Jesus Cristo, Salvador do gênero humano, foi preservada imune de toda mancha do pecado original”. Durante muito tempo a Igreja foi se conscientizando de que Maria, “Plena da graça”, mediante o anúncio do Anjo Gabriel foi preservada do pecado desde sua concepção (Lc 1, 28-29).
Mas o que é um Dogma? Dá-nos a resposta o Catecismo da Igreja católica no número 88, que diz o seguinte: “O Magistério da Igreja empenha plenamente a autoridade que recebeu de Cristo quando define dogmas, isto é, quando, utilizando uma forma que obriga o povo cristão a uma adesão irrevogável de fé, propõe verdades contidas na Revelação divina ou verdades que com estas têm uma conexão necessária”.       
Maria é privilegiada por Deus, de modo que, em virtude de sua maternidade divina, Ela foi mesmo antes de ser concebida no ventre de sua mãe, Santa Ana, livre do pecado original. Este dogma celebra a vitória sobre o pecado. Maria foi e é, por assim dizer, totalmente imune do poder do mal sobre sua alma. Isso é motivo também de alegria e esperança para todos nós cristãos que a veneramos nos altares de nossas igrejas ou de nossas casas, vendo Ela como a maior entre todas as criaturas. Os Padres da tradição oriental chamam a Mãe de Deus “a toda santa”, Pan-hagia . (CIC-n 493). 

Na Imaculada Conceição de Maria, exaltamos não somente a pureza de Maria, mas também a santidade d`Ela e todas as virtudes com as quais foi Ela cumulada pelo Espírito Santo, no momento da anunciação, onde se deu a íntima união de sua  vontade com a vontade de Deus. 
Portanto, somos chamados a olhar Maria e contemplar nela a realização perfeita do plano de Deus e o fim último do destino da humanidade inteira que é um dia estar com Ela no Paraíso eterno em comunhão perfeita com a Santíssima Trindade, todos os santos e anjos de Deus. 

João Paulo Alves
Missionário da Imaculada Pe. Kolbe Rádio Imaculada Conceição 1060AM - Dourados/MS

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário